- Blog

Caiçara de Cananéia

 Defumar o peixe é uma tradição em Cananéia, município do litoral sul de São Paulo. Morador da ilha e acostumado a lidar com pescados desde pequeno, Jefferson Maraschi é um dos que realizam o trabalho por lá. Foi ele o criador do Defumado Caiçara, expositor que esteve presente no Mercado São Paulo dos dias 26 e 27 de novembro, cujo tema foi “peixes e frutos do mar”.


Jefferson Maraschi. Crédito da foto: Samara Alcantara

 
Stand do Defumado Caiçara no Mercado São Paulo. Crédito da foto: Samara Alcantara
 
Jefferson desenvolveu sua técnica ao longo dos anos e hoje conta com produtos como o robalo, a tainha, pescadas branca, amarela e inglesa e camarões de três tipos: rosa, branco e, quando necessário, de cativeiro. A novidade no portfólio do pescador é a bottarga, uma espécie de “caviar” feito com a ova seca de tainha, um dos peixes mais consumidos no Brasil. “Nosso produto é diferente, pois fazemos ele curtido no saquê. A peça é desidratada no sol e é a mais nobre”, conta Jefferson.

Camarão rosa e peixes defumados. Crédito da foto: Samara Alcantara
 
Peixes para degustação. Crédito da foto: Samara Alcantara

Todos os peixes são de pesca artesanal, nunca de industrial, pois ela deteriora o peixe. O principal objetivo do produtor em estar presente no Mercado São Paulo foi divulgar a região e o alimento que é consumindo no dia a dia. “O Vale do Ribeira é bem escasso de recursos, mas temos uma riqueza enorme de natureza e peixes. Nosso objetivo não é apenas faturar e vender, mas disseminar nossa cidade e produtos”, afirma o produtor.
 

Mercado São Paulo
De 5/11 a 11/12
11h às 18h
Av. Escola Politécnica, 82
Jaguaré - São Paulo