- Blog

Vinho Paulista?!

Longe de ser um pólo na produção vitivinícola do Brasil, cujo plantio de uvas se concentra na região sul do país, São Paulo vem ganhando espaço na produção de vinhos finos. A região de São Roque, localizada na microrregião de Sorocaba, por exemplo, é uma das que mais se destaca nesse cenário. No passado, a cidade já somou 150 vinícolas e é onde está localizada a Vinícola Góes. Lá, o clima frio favorece o cultivo de uvas para a produção vinícola e a Góes se aproveita das condições para produzir vinhos brancos e tintos (suaves e secos), frisantes e espumantes, com uvas vindas tanto dessa região quanto de Flores da Cunha (RS).

Sucos de uva da VinÝcola Gˇes
Sucos de uva da Vinícola Góes. Crédito da foto: Samara Alcantara

Além do vinho, a Góes fabrica sucos de uva integral, maçã, laranja e tangerina – todos naturais, sem conservantes e nem açúcar. A empresa possui três casas: duas em São Roque, a matriz e uma unidade experimental, onde é feito o cultivo das uvas, e uma terceira na cidade de Flores da Cunha, uma das grandes regiões produtoras de vinhos finos no Brasil.

Philosophia Cabernet Franc

Philosophia Cabernet Franc. Crédito da foto: Samara Alcantara


Tempos Cabernet Sauvignon
Tempos Cabernet Sauvignon. Crédito da foto: Samara Alcantara

O destaque da marca durante o Mercado São Paulo foram os vinhos 100% paulista. A linha Tempos, por exemplo, é totalmente plantada em São Roque. Já o Philosophia Cabernet Franc, também inteiramente paulista, se consagrou como um dos tintos mais representativos da safra de 2014 durante a 22ª Avaliação Nacional dos Vinhos, ocorrida em Bento Gonçalves (RS). Em breve, a Góes pretende lançar mais um rótulo paulista, feito a partir de uvas Malbec.

Stand da VinÝcola Gˇes no Mercado SŃo Paulo
                               Stand da Vinícola Góes no Mercado São Paulo. Crédito da foto: Samara Alcantara
 
 
Mercado São Paulo
De 5/11 a 11/12
11h às 18h
Av. Escola Politécnica, 82
Jaguaré - São Paulo