- Blog

O bolinho que virou Patrimônio Cultural

Se a coxinha é um dos salgados preferidos dos paulistas, na região de Itapetininga ela não tem vez. Lá, o queridinho das pessoas é o Bolinho de frango, que, de tão importante, foi declarado Patrimônio Cultural em 2005. Ele é vendido (e procurado) em todos os estabelecimentos, desde as barraquinhas informais de praça até restaurantes mais reconhecidos. Muito se fala sobre a origem do bolinho, que é feito há mais de 100 anos. De acordo Maria Edenir Evangelista, que esteve no Mercado São Paulo representando a cidade, o bolinho foi inventado por sua avó.


Bolinho de frango de Itapetininga
 Bolinho de frango de Itapetininga 

 
“Esse bolinho foi criado pela minha avó para servir nas festas religiosas. Depois, com o tempo, ele passou a ser servido nas comemorações em geral”, conta Maria Edenir. O bolinho, segundo ela, começou sendo feito no sítio onde a família morava e só depois conquistou a cidade. A data exata da criação ela não sabe, mas calcula que tenha sido há mais de 100 anos: “eu mesma faço ele há mais de 55 anos!”, ri.
 
“Minha avó inventou a receita e criou o bolinho, porque ele é feito só com farinha de milho e o caldo do frango, e depois recheado com o frango desfiado”, conta. De acordo com a neta da criadora, no início o bolinho era feito com a peça do frango, coxa ou sobrecoxa, inteira. Hoje, como o volume de produção é muito maior, ele é desfiado.



 
                                                                                                            Stand do Bolinho de frango no Mercado São Paulo

Tradição em Itapetininga, o Bolinho de frango foi conquistando adeptos de outras cidades e, hoje, Maria Edenir viaja disseminando essa cultura. “Como o bolinho virou Patrimônio Cultural da cidade e a receita é da minha avó, eu costumo representar Itapetininga em eventos de fora, onde as Secretarias de Cultura convidam as Secretarias do município”. A receita, ela conta sem medo.
 
 
 
Receita

Ingredientes:
2 peitos de frango
1 kg de farinha de milho
Sal a gosto
Alho a gosto
Cheiro verde a gosto
Cebolinha a gosto
 
Modo de preparo:
Tempere o frango a gosto (de preferência com bastante cheiro verde) e deixe-o ferver numa panela com bastante água. Depois de ferver bem o caldo, quando o frango estiver no ponto de ser desfiado, retire-o da panela e mantenha o caldo fervendo.
Numa vasilha, coloque a farinha de milho com bastante cebolinha e jogue o caldo do frango, fervendo, até que dê a liga. Separe a massa em pequenas quantidades, desfie o frango e recheie o bolinho. Frite em óleo bem quente e sirva em seguida. 




Mercado São Paulo
De 5/11 a 11/12
11h às 18h
Av. Escola Politécnica, 82
Jaguaré - São Paulo